Módulo: Oficina da Ciranda

EMENTA:
Danças Circulares e danças folclóricas. Linguagem, percepção e expressão corporal. Conhecimento do próprio corpo e do outro. Ritmo e cadência individual e coletiva. Linguagem e expressão musical. A música e a dança na Educação Infantil. As cantigas folclóricas em diversos tempos e culturas.

“’Participar de brincadeiras de roda ou de danças circulares, (...) favorecem o desenvolvimento da noção de ritmo individual e coletivo, introduzindo as crianças em movimentos inerentes à dança. (...) proporcionam também a oportunidade de descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo, conservando fortemente a possibilidade de expressar emoções.” (RCNEI, vol.2, 1998)


OBJETIVO
Vivenciar as diferentes vertentes da cultura popular brasileira, relativas a canções e danças folclóricas, nas práticas cotidianas da Educação Infantil, despertando nos participantes a percepção de que as mesmas  podem ser instrumento facilitador do potencial criativo, da autopercepção, da comunicação, das transformações do indivíduo e de suas relações com tudo o que o envolve.

ESTRATÉGIAS
A oficina será operacionalizada por meio de atividades que envolvem a voz, o corpo, as expressões corporais, a sensibilidade, a escuta, as estratégias pedagógicas para aprender a ensinar crianças de 0 a 5 anos de idade.
- Atividades rítmicas
- Criação e dramatização de histórias sonoras
- Danças e músicas

MATERIAL NECESSÁRIO
Som, caixa de som, papel A4

PARA ESTUDO:

1. Música na educação infantil - a expressão musical e a criança de 0 a 5 anos

O vídeo apresenta a experiência de uma creche que trabalha a musica e a expressão musical na Educação Infantil, como diferentes formas de linguagem expressivas e comunicativas.

Para assistir ao vídeo, acesse o link:

 https://www.youtube.com/watch?v=hhPMUg58Abc  


2. Texto: A influência da música na Educação Infantil
A música na Educação Infantil vem atendendo a objetivos alheios a questões próprias dessa linguagem que propicia a criança o desenvolvimento afetivo, estético, cognitivo, além de aguçar o raciocínio e aprendizagem. Compreender a importância da linguagem
musical é refletir sobre nossa prática pedagógica, por que utilizar a música  simplesmente como apoio pedagógico quando posso enriquecer minhas aulas estudando essa linguagem que tanto influência a vida da criança?

3. Texto: A criança e as danças de roda: uma perspectiva para a Educação física escolar
O texto apresenta algumas reflexões acerca das Danças de Roda e a compreensão da mesma no contexto da Educação Infantil.


ATIVIDADE AVALIATIVA


Nenhum comentário:

Postar um comentário