Módulo: Inclusão: trabalhando as diferenças na Educação Infantil


UFTM – UNIDADE CENTRO EDUCACIONAL
RUA GETÚLIO GUARITÁ,    159 – SALA T14 TÉRREO
DATA DAS OFICINAS: 22/11 e 29/11

EMENTA: Terminologia e conceitos de tecnologia assistiva (ajudas técnicas), adaptações no contexto escolar e recursos básicos de acessibilidade. O professor de educação infantil e efetivação das práticas de inclusão.

OBJETIVOS:
-Reconhecer a área de conhecimento tecnologia assistiva e sua possibilidade de aplicação no contexto da educação infantil
- Confeccionar recursos de tecnologia assistiva, de baixo custo, para fins pedagógicos e uso nas demandas específicas de cada criança.
- Utilizar as adaptações (tecnologia assistiva),  na prática diária de forma a atender as crianças com necessidades educativas especiais, contemplando os eixos do cuidar, brincar e educar.

ESTRATÉGIAS
- Palestra inicial – introdução
- Apresentação de  adaptações  disponíveis para crianças de 0 a 5  anos de idade
- Confecção de  recursos de baixo custo
- Demonstração do uso dos recursos na prática docente

INDICAÇÃO DE LEITURAS, VÍDEOS, APRESENTAÇÕES PARA ESTUDO
1. Tecnologia Assistiva – Rita Bersch
Nesse artigo a autora apresenta o histórico da Tecnologia Assistiva no Brasil e um panorama do termo ao longo dos tempos.

2. RECURSOS PARA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - SEE-MEC
O texto apresenta uma breve fundamentação teórica sobre comunicação e comunicação alternativa. Essas questões são ilustradas com exemplos de situações práticas, vivenciadas no cotidiano escolar de professores e alunos com necessidades educacionais especiais de comunicação
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec.pdf

3. Cartilha de Tecnologia Assistiva nas escolas – ITSBRASIL
Nesta apostila, estão presentes  textos  que ampliam a divulgação de conhecimentos introdutórios sobre a Tecnologia Assistiva e mostra a diversidade de recursos que podem ser criados e usados na educação inclusiva, para permitir o acesso das pessoas com deficiência ao computador.

4. Tecnologia Assistiva – SEDH-CAT
O presente trabalho foi desenvolvido pelas Comissões Temáticas do CAT, constituídas por especialistas e representantes governamentais, os quais se empenharam em elaborar um documento com  diretrizes básicas desse campo do conhecimento, incluindo a apresentação dos estudos desenvolvidos pelo Comitê para complementar e aperfeiçoar a regulamentação de Tecnologia Assistiva no país.
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf

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