EMENTA: RCNEI para arte
cênica. Criatividade e imaginação. Códigos Teatrais. Expressão corporal e
desenvolvimento motrício. Fantoches e dedoches. Representação. Jogos teatrais.
Expressão vocal. Dramatização. Vivência em arte circense. Criação de figurinos.
Objetivos
Desenvolver
atividades de Artes Cênicas com os professores da Educação Infantil, a fim de
que possam utilizar os recursos teatrais como instrumento de:
- Aprendizagem
- Autoconhecimento e descoberta do mundo
- Entrosamento e crescimento grupal
- Exploração de possibilidades criativas
- Desenvolvimento da linguagem
não verbal
- Exploração de novos sons e
novas possibilidades vocais
- Descoberta e exploração de um repertório de gestos com intenção comunicativa
- Ampliação da consciência espacial
- Descoberta e exploração de um repertório de gestos com intenção comunicativa
- Ampliação da consciência espacial
- Percepção da diferença entre espaço
“real” e espaço “cênico”
PRIMEIRO
MOMENTO (Manhã)
Objetivo: Proporcionar
aos educadores a vivência de jogos teatrais, improvisações e dramatizações que
os levem a perceber, na prática, as infinitas possibilidades que o fazer
teatral oferece para a ampliação da própria percepção e atenção global, para o
crescimento individual e a interação grupal.
Conteúdo:
Dinâmicas de desinibição e entrosamento. Jogos teatrais em círculo com todo o
grupo e em duplas.
Sequência do primeiro momento em círculo:
-Trocar de lugar.
-Olhar e dizer o nome do outro com diferentes intenções na
voz.
-Dizer o próprio nome com gesto. A turma repete.
-Trocar de lugar com o outro se guiando pelo olhar.
-Trocar de lugar andando de formas diferentes.
Continuação do primeiro momento, em duplas:
-Guiar o outro (mão e nariz).
-Espelho.
-Modelando a estátua.
Continuação do primeiro momento (divisão em 02 grupos):
Modelar 02 momentos. Um grupo modela o outro. Foto. Criam
“vida”.
SEGUNDO
MOMENTO (Manhã):
Objetivo:
Refletir sobre a prática e acrescentar fundamentação teórica.
- Comentários e impressões sobre as atividades vivenciadas.
- Possibilidades de adaptações de algumas dinâmicas
vivenciadas para utilização com crianças de 0 a 05 anos.
- A Importância do Teatro. A importância do Teatro na
Educação Infantil. (Explanação teórica com utilização de recurso áudio visual).
PRIMEIRO
MOMENTO (Tarde):
- Fornecendo
Material: Estudo teórico e prático de jogos e brincadeiras teatrais
específicos para crianças de 0 a 05 anos.
-
Improvisação: Contar história em conjunto. Um grupo
conta e o outro representa.
-
Dramatização: Divisão em grupos. Cada grupo terá um
diferente “disparador” para criar sua encenação.
-Apresentação
dos grupos.
SEGUNDO MOMENTO (TARDE):
-Troca de experiências. Avaliação. Considerações finais.
Leituras
de Aprofundamento:
1. A
IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EXTRAIDO
DO TRABALHO PUC-RIO
(PUC-RIO certificado 0212103/CA)
(PUC-RIO certificado 0212103/CA)
2. Neste trabalho
a autora objetiva observar a relação da criança com as regras e convenções de
grupo. Procura também explorar as relações entre criança/espaço –
criança/criança – criança/educador, vivenciadas durante as situações
dramáticas, apontando como o jogo teatral pode contribuir diretamente no
processo de apropriação e interação da criança com a sociedade em que está
inserida e com o aprendizado de alguns elementos teatrais em suas vivências.
3. O CORPO COMO ESPAÇO DE
APRENDIZAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário