Módulo: Artes Cênicas


EMENTA: RCNEI para arte cênica. Criatividade e imaginação. Códigos Teatrais. Expressão corporal e desenvolvimento motrício. Fantoches e dedoches. Representação. Jogos teatrais. Expressão vocal. Dramatização. Vivência em arte circense. Criação de figurinos.

Objetivos
Desenvolver atividades de Artes Cênicas com os professores da Educação Infantil, a fim de que possam utilizar os recursos teatrais como instrumento de:

- Aprendizagem
- Autoconhecimento e descoberta do mundo
- Entrosamento e crescimento grupal
- Exploração de possibilidades criativas
- Desenvolvimento da linguagem não verbal
- Exploração de novos sons e novas possibilidades vocais
- Descoberta e exploração de um repertório de gestos com intenção comunicativa
- Ampliação da consciência espacial
- Percepção da diferença entre espaço “real” e espaço “cênico”


PRIMEIRO MOMENTO (Manhã)


Objetivo: Proporcionar aos educadores a vivência de jogos teatrais, improvisações e dramatizações que os levem a perceber, na prática, as infinitas possibilidades que o fazer teatral oferece para a ampliação da própria percepção e atenção global, para o crescimento individual e a interação grupal.

Conteúdo: Dinâmicas de desinibição e entrosamento. Jogos teatrais em círculo com todo o grupo e em duplas.
Sequência do primeiro momento em círculo:
-Trocar de lugar.
-Olhar e dizer o nome do outro com diferentes intenções na voz.
-Dizer o próprio nome com gesto. A turma repete.
-Trocar de lugar com o outro se guiando pelo olhar.
-Trocar de lugar andando de formas diferentes.
Continuação do primeiro momento, em duplas:
-Guiar o outro (mão e nariz).
-Espelho.
-Modelando a estátua.
Continuação do primeiro momento (divisão em 02 grupos):
Modelar 02 momentos. Um grupo modela o outro. Foto. Criam “vida”.

SEGUNDO MOMENTO (Manhã):

Objetivo: Refletir sobre a prática e acrescentar fundamentação teórica.

- Comentários e impressões sobre as atividades vivenciadas.
- Possibilidades de adaptações de algumas dinâmicas vivenciadas para utilização com crianças de 0 a 05 anos.
- A Importância do Teatro. A importância do Teatro na Educação Infantil. (Explanação teórica com utilização de recurso áudio visual).


PRIMEIRO MOMENTO (Tarde):

- Fornecendo Material: Estudo teórico e prático de jogos e brincadeiras teatrais específicos para crianças de 0 a 05 anos.

- Improvisação: Contar história em conjunto. Um grupo conta e o outro representa.

- Dramatização: Divisão em grupos. Cada grupo terá um diferente “disparador” para criar sua encenação.

-Apresentação dos grupos.

SEGUNDO MOMENTO (TARDE):
-Troca de experiências. Avaliação. Considerações finais.

Leituras de Aprofundamento:
1. A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EXTRAIDO DO TRABALHO PUC-RIO

(PUC-RIO certificado 0212103/CA)

2.  Neste trabalho a autora objetiva observar a relação da criança com as regras e convenções de grupo. Procura também explorar as relações entre criança/espaço – criança/criança – criança/educador, vivenciadas durante as situações dramáticas, apontando como o jogo teatral pode contribuir diretamente no processo de apropriação e interação da criança com a sociedade em que está inserida e com o aprendizado de alguns elementos teatrais em suas vivências.

3. O CORPO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
No texto a autora aborda a importância do corpo do humano aprendiz.











Nenhum comentário:

Postar um comentário